Hipertexto
O hipertexto é uma forma não linear de apresentar a informação textual, uma espécie de texto em paralelo, que se encontra dividido em unidades básicas, entre as quais se estabelecem elos conceptuais. Este tipo de texto eletrônico, cuja existência física consiste num código digital armazenado no disco rígido do computador e na sua memória operativa, depende em exclusivo da ciência do leitor em manipular os elos conceptuais que se estabelecem entre as unidades de informação ou grupos de unidades que podem distribuir-se e circulares por todo o mundo. É o caso da Internet, que utiliza a linguagem HTML (Hypertext Markup Language) que permite descobrir a informação disseminada, num sistema em que todos podem comunicar com todos, em sincronia. Este sistema global de informação pode incluir não só texto, mas também imagem, animação, vídeo, som, etc.
http://www2.fcsh.unl.pt/edtl/verbetes/H/hipertexto.html
“Um tópico relevante é a utilização da ferramenta de hipertexto na Educação. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam activamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela directa e explícita.”
Este é um tópico interessante pois na sala de aula os alunos acabam aprendendo atraves de diversas fontes. Além de que os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto
“Trabalhar com hipertexto leva o aluno a produção de textos e traz como vantagens a construção do conhecimento de forma dinâmica e inserindo o aluno e o processo educativo no mundo digital.”
Sobre a pratica profissional pode trazer baneficios em relação a diversificação de varias formas de ensino, como uma aula diferenciada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário