quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo

Projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo

Tema: Poluição Sonora
Série: 9º ano (Ensino Fundamental II)
Duração: 2 aulas (50min cada)

O que o aluno poderá aprender com esta aula
Aprender o conceito de poluição e ter condições de aplicá-lo ao mau uso dos recursos naturais pelo homem.
Entender que a poluição é um fenômeno natural que causa prejuízos aos organismos, extrapolar esta afirmação para as causas e conseqüências da poluição gerada pelos humanos desde a Revolução Industrial.
Estratégias e recursos da aula
Esta aula inicia-se com uma atividade simples, com o intuito de construir com os alunos a definição de poluição. Peça que os alunos levem à sala de aula alguns aparelhos eletrodomésticos, como um rádio, um televisor (se houver na escola) e instrumentos musicais simples (que podem ser encontrados facilmente, ou feitos em casa) como um apito, um triângulo, tampas de panelas, etc. A idéia é que todos estes instrumentos estejam ligados e os alunos tenham que prestar atenção em um deles (no triângulo, por exemplo). A partir disso, discuta com os alunos a dificuldade de realizar esta tarefa, pelo fato de haverem vários outros sons diferentes interferindo na percepção auditiva de um único som.
Em seguida, diga aos alunos que isso que fizeram em sala de aula é um tipo de poluição. E com base nisso, peça a eles que formulem juntamente com o professor, o conceito de poluição (vá exemplificando com a atividade anterior: num dado ambiente, toda a adição de energia ou substâncias – no caso a energia sonora – que leve a algum prejuízo nos organismos que vivem neste ambiente é classificado como poluição). Depois de feito isso, deixe registrado o conceito na lousa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário